top of page

NOSSA HISTÓRIA

Chico Xavier, o nosso fundador. Escrito por Célia Diniz, em 02-04-2010, no centenário de seu nascimento.

Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo no dia 02 de abril de 1910. Filho de João Cândido, um vendedor de bilhetes de loteria e caixeiro viajante Sua mãe, Maria São João de Deus, uma lavadeira, filha de Francelina Rocha, uma humilde servente do Hospital São João de Deus, onde residiam, em Santa Luzia.
Sua vida foi uma sequência de provações. As primeiras manifestações mediúnicas ocorrem aos 4 anos de idade quando informa a seus pais intricado caso de saúde de uma vizinha. Órfão de mãe aos cinco anos, vitimada por violento processo de angina foi viver com a madrinha Rita de Cássia, já que seu pai se ausentava muito do lar e não tinha recursos para criar 9 filhos. Foram dois anos de muito sofrimento. 
E os fenômenos continuavam com as visões da mãezinha que vinha protegê-lo diante das lutas que se iniciavam em tão tenra idade.
Seu pai casa-se novamente com uma moça humilde e muito boa, chamada Cidália Batista, que fez questão de reunir os filhos do primeiro casamento de João Cândido. Ela lhe dá muita compreensão, carinho e mais seis irmãos para cuidar quando desencarna em 1927. O tempo passava em meio a muitas dificuldades para ele que se tornara o arrimo de todos, esquecendo-se de si próprio. Mais tarde, 1939, com a morte de seu irmão José, Chico acumula a tutela de uma cunhada doente e de seus dois filhos, sendo um deles paraplégico. As lutas continuavam acerbas enquanto ele se forjava para a missão vindoura.

bottom of page